quinta-feira, 26 de abril de 2012

Hipertensão arterial atinge 22% da população do RN



Hoje 26 de abril é lembrado nacionalmente como o Dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia a data serve para lembrar a população da importância da prevenção e cuidados com a pressão alta, que é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Rio Grande do Norte a hipertensão arterial acomete 22,1% (485.581 pessoas) da população adulta maior de 18 anos de idade. Se não tratada, pode provocar derrames cerebrais, doenças do coração, como o infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.

Fique por dentro

A maioria das pessoas com hipertensão não apresenta nenhum sintoma no início da doença. Por isso, é chamada de doença silenciosa. A única forma de saber se a pressão está elevada é verificando regularmente, com aparelhos calibrados e profissionais preparados.

Uma vez feito o diagnóstico, o hipertenso deve modificar seu estilo de vida antes de iniciar a terapia com medicamentos. Reduzir o peso, iniciar exercícios físicos, abandonar o cigarro, reduzir o consumo de álcool, sal e gordura saturada e aumentar o consumo de frutas e verduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua opinião.