Saúde



Vacinação contra sarampo e segunda etapa da pólio começam dia 13

Ministério da Saúde
A campanha vai até 16 de setembro
A campanha vai até 16 de setembro
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
A partir do próximo sábado, 13 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a segunda etapa da Campanha contra a Poliomielite. A ação vai até o dia 16 de setembro.

Contra o sarampo deverão ser vacinadas todas as crianças de 1 ano a menores de 7 anos de idade (12 meses a 6 anos 11 meses e 29 dias) com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Todas as crianças nesta faixa etária deverão ser vacinadas, independente de já ter sido vacinada ou ter tido a doença anteriormente.

O Rio Grande do Norte possui uma população de 292.200 crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 7 anos e, para assegurar que o Estado permaneça livre do vírus, a meta estabelecida é de 95% do público-alvo, o que corresponde a 277.590 crianças.

A coordenadora de Imunizações da Sesap, Helena Sant’Anna, lembra que os pais também devem levar suas crianças de 0 a 4 anos para a segunda dose contra a poliomielite. "A primeira fase da campanha contra a pólio foi no dia 18 de junho e agora as crianças devem retornar aos postos de vacinação para receber a segunda dose. Se também estiverem na faixa etária de 1 a menores de 7 anos, devem tomar a vacina contra o sarampo", explicou a coordenadora.

O Sarampo é uma doença viral, transmissível e de alta contagiosidade, que pode levar a morte, apesar de haver uma vacina segura e de baixo custo. Os sintomas, em geral, são: febre alta, brotoejas no pescoço, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite e pequenas manchas brancas no interior das bochechas, que se desenvolvem na fase inicial da doença.

No Rio Grande do Norte o último caso autóctone de sarampo foi notificado em 1999 no município de Pedra Grande. Após esta data todos os casos notificados foram importados.


3 comentários:

  1. essa materia divulgada nos mostra como é importante reunir comunidade com o poder publico,pois cidade unidas realizam o futuro do amanha

    ResponderExcluir
  2. Na rua 13 de maio vizinho a oficina de Saturnino tem muito lixo na rua, acumulado por 3 semanas, ninguém toma as providências, esperamos que façam alguma coisa, isso é um desrespeito com os moradores da rua!

    ResponderExcluir
  3. Na rua 13 de maio neste momento encontra-se em um verdadeiro abandono,2 cachorros e 1 gato estão com calaza e raiva. despelados e com a boca espumando, um perigo para a saúde da população.

    ResponderExcluir

sua opinião.