Educação


Escolas do RN têm dez dias para concluir o Censo Escolar

Marlio Forte
Prazo se encerra no próximo dia 14 sem perspectiva de prorrogação. Todas as escolas do RN devem enviar os dados.
Prazo se encerra no próximo dia 14 sem perspectiva de prorrogação. Todas as escolas do RN devem enviar os dados.
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
O Censo Escolar, Educacenso 2011, teve início há mais de 70 dias em todo país, em 25 de Maio. Mesmo assim, 50,50% das escolas do Rio Grande do Norte ainda não fecharam os dados e o prazo final para conclusão é até o próximo dia 14, sem perspectiva de prorrogação. Após o fechamento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai abrir um novo prazo de trinta dias apenas para correção de informações por parte das escolas que cumprirem o primeiro prazo. As escolas que perderem o prazo do dia 14 podem sofrer com perdas de recursos financeiros.

O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e como referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

As informações são fornecidas na própria escola, de forma online, no site do MEC por meio de quatro cadastros classificados em quatro dimensões. O cadastro da escola disponibiliza informações tais como a localização, os convênios firmados, os programas inseridos, a infraestrutura disponível, e dependências existentes. O cadastro dos alunos informa a turma, série, idade, sexo cor, frequência e um código de identificação que é a identidade escolar do aluno.

Para os professores o cadastro disponibiliza entre outras informações a disciplina que o professor ministra, os vínculos empregatícios, turma de exercício e a carga horária. Sobre a turma o censo requisita dados sobre a quantidade de alunos, horário de funcionamento, tipo de atendimento, disciplinas, atividades complementares, horários de início e de termino, modalidade e etapa da educação. 

Na rede estadual, a Secretaria de Educação realizou um seminário de lançamento do Educacenso no início do cadastramento e um encontro de trabalho com os 32 técnicos das Diretorias Regionais de Educação – Direds - responsáveis pelo Censo Escolar. Os técnicos foram capacitados para serem multiplicadores das orientações e informações do Censo junto as redes pública e privada dos municípios circunscritos as respectivas Direds.

"O Censo Escolar tem grande importância no planejamento e na definição de prioridades. Ele estabelece uma verdadeira radiografia de como anda a Educação, envolvendo o Ensino Público e Privado, em nosso Estado e no país", destacou a secretária Betânia Ramalho.

A coordenação do Educacenso no RN é feita pelo setor de estatísticas da SEEC. De acordo com Senise Doriana de Souza, coordenadora do setor, a preocupação dos responsáveis pelo levantamento é que as escolas percam o prazo, uma vez que, o cadastramento dos dados requer cuidado e um tempo razoável. "Como as informações são feitas on-line se as escolas deixarem para última hora o sistema pode sofre com congestionamentos. Para as escolas que já fizeram esse cadastro em outros anos, o método agora é mais simples, porém as que não fizeram precisam de um tempo maior para cadastrar aluno por aluno, professor por professor e isso requer tempo." Alertou Senise Doriana.

 A coordenadora alertou ainda que as escolas da rede privada, muita embora não disponibilizem de recursos do poder público, são obrigadas por força de lei a fazer o cadastramento, além disso, a participação nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – JERNS – tem como condição as inscrições do aluno e da escola no Censo Escolar. O lançamento dos dados pelas escolas deve ser feito no módulo Situação do Aluno, na página eletrônica do Educacenso:www.educacenso.inep.gov.br.



Um comentário:

  1. EDUCAÇÃO NÃO É DESPESA, É UM INVESTIMENTO QUE TEM UM RETORNO GARANTIDO.

    ResponderExcluir

sua opinião.