Poço Branco RN

domingo, 10 de março de 2013

Taipu 122 anos de Emancipação Política

Prefeito Ariosvaldo e sua esposa Fatíminha, João Maria Rosa S. Municipal de Saúde
e a comandante da Banda Sinfônica da Marinha

Hoje 10 de março de 2013, Taipu acordou comemorando mais um ano de emancipação Politica completando seus 122 anos de existência como cidade. Pela manhã, além das autoridades local, à alvorada contou com a presença da Banda Sinfônica da Marinha. 

Em seu pronunciamento, o prefeito Ariosvaldo Bandeira "Louvado" comentou sobre a emancipação do município e agradeceu a presença de todos Taipuense. O evento estendeu até a tarde deste domingo, encerrando oficialmente com a Santa Missa na Paroquia Nossa Senhora do Livramento, onde contou com a presença dos fiéis daquela cidade.  



História da Cidade de Taipu   
 
O povoamento da região teve início no aldeamento situado nas terras da Fazenda Tabuleiro do Barreto, onde foram encontrados muitos objetos de fabricação indígena. Outros sinais da forte presença de tribos indígenas na região também, foram achados na Lagoa do Tapuio e em outras fazendas da localidade.
Inicialmente denominada Picada, devido à sua localização geográfica entre o final do Sertão e o início da Zona da Mata, a localidade teve seu desenvolvimento impulsionado no século XIX com a participação efetiva de Jorge Pegado Galvão, Marcos Pereira dos Santos, Bernardo Gadelha, André Soares da Silva e Joaquim José da Costa, considerados fundadores do povoado, que chegou a condição de distrito em 1851. Nesse mesmo ano teve início a construção da capela de Nossa Senhora do Livramento que após 30 anos foi concluída, também, já existia na localidade uma escola.
Em 28 de junho de 1889, o distrito de Picada mudou de nome, passando a se chamar Taipu, palavra que se origina de Itaipi, nome do aldeamento indígena da região. Nessa mesma data foi instalada a delegacia de polícia e suas terras foram desmembradas do município de Touros, passando a pertencer ao município de Ceará Mirim. Com a mudança de nome, a terra buscou voltar as suas origens, a seus primeiros tempos, numa referência direta aos seus primeiros habitantes.
O desenvolvimento do distrito veio a se consolidar em 1907, com a implantação da estrada de ferro ligando Taipu a Natal, proporcionando uma ampliação do mercado consumidor e o escoamento mais eficiente da produção agrícola. Em 10 de março de 1891, através do Decreto nº 97, Taipu desmembrou-se de Ceará Mirim, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Fonte: idema.rn.gov.br



Abertura do evento

Banda Sinfônica da Marinha

presença da policia Mlitar

Um comentário:

  1. SHOW MUSICAL, NADA!!

    SAUDADES DO GRANDE SEBASTIÃO AMBRÓSIO DE MELO (O BASTINHO)!

    ResponderExcluir

sua opinião.