Poço Branco RN

segunda-feira, 19 de março de 2012

Santana do Matos é a primeira cidade do RN a sediar Assembleia Cidadã em 2012

 
Geração de emprego e renda, saúde, educação e cidadania, que já beneficiaram, em todo o RN, mais de 200 mil pessoas. Sob este prisma, o projeto Assembleia Cidadã chega a sua 13ª edição, em Santana do Matos, nesta semana (21 e 22), contemplando também os moradores das cidades próximas.
 
Lançado em 2007, no município de Apodi, o projeto da Assembleia Legislativa tem o apoio dos municípios e de importantes parceiros que ajudam a viabilizar a sua realização: Itep, Sesc, Senac, Benfam e Banco Santander.  No ano passado, foram anfitriãs do projeto as cidades de Bento Fernandes, Parnamirim e Umarizal. Em Santana do Matos o projeto acontece no Ginásio David Azevedo de Araújo e na Escola Estadual Aristófanes Fernandes.
            
Na área de saúde, as ações preventivas contemplam a saúde bucal, com aplicação de flúor e orientações sobre a higiene, com entrega de kits com escova, creme e fio dental. Crianças e adultos terão atendimento médico e a saúde da mulher também ganha atenção especial.
           
Um dos serviços mais procurados pelos moradores do interior do RN é a retirada de documentos. No Assembleia Cidadã os moradores podem obter documentos importantes como a primeira via da cédula de identidade, a carteira de trabalho e o CPF, bastante procurados, principalmente por moradores da zona rural.
 
Educação
 A cada edição o Assembleia Cidadã vem se aprimorando, de forma a oferecer as ações de acordo com o perfil dos municípios, num planejamento com a prefeitura local. Em Santana do Matos, a área de Educação vai repetir a oficina de confecção de brinquedos populares, um sucesso entre as crianças e os próprios educadores da rede pública de ensino. Nessa área o projeto também vai oferecer recreação, oficinas de prevenção às drogas, em parceria com o Proerd; espaço de lazer, recreação e apresentações culturais. Na geração de emprego e renda, o projeto oferece oficinas diversas, como a fabricação de sabonetes artesanais, sabão ecológico, plantas medicinais e artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua opinião.