terça-feira, 15 de novembro de 2011

Parecer sobre reforma política pode ser votado na quinta


Henrique Fontana
A Comissão Especial da Reforma Política pode votar nesta quinta-feira (17) o parecer do deputado Henrique Fontana (PT-RS). A votação estava marcada para a semana passada, mas foi adiada por causa da votação da PEC da DRU no Plenário.
O relatório de Fontana prevê que o eleitor vote apenas uma vez para deputado – na versão anterior, eram duas –, podendo optar por um nome ou um partido de sua preferência. Nessa modalidade de escolha também há mudanças na ordem dos eleitos pelos partidos, que seguirá as seguintes regras:
- divide-se o número de votos recebidos por legenda pelo número de lugares obtidos por esse partido, mais um;
- os candidatos que tenham recebido, individualmente, votos em quantidade igual ou superior ao resultado dessa divisão preencherão os lugares obtidos pelo partido na ordem da votação nominal recebida;
- os votos dados à legenda partidária serão transferidos, sucessivamente, para os candidatos que ocuparem os primeiros lugares na lista preordenada e que não tenham alcançado a quantidade mínima necessária para se eleger sem esse aporte;
- na medida em que a soma dos votos individuais e da parcela destinada à legenda for permitindo a eleição, a contagem vai prosseguindo seguindo a ordem de inscrição nas listas preordenadas.

Um comentário:

  1. O que aconteceu com o blogue dos goes??? O que danado aconteceu qui o menino nada falou sobre o encontro dos politico na granja de roberto lucas??? Porque tinha tanto fogo antes e agora tá tudo frio??? Ave maria homi.

    ResponderExcluir

sua opinião.