Poço Branco RN

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nova distribuição dos 'royalties' do petróleo é aprovada pelo Senado; texto vai à Câmara

[Foto]
Depois de mais de sete horas de intensos debates entre representantes de estados produtores e não produtores de petróleo, os senadores aprovaram, na noite desta quarta-feira (19), o substitutivo do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) ao PLS 448/11, que trata da divisão dos royalties e participação especial aos entes da federação.

A proposta, que foi duramente criticada por senadores do Rio de Janeiro e Espírito Santo, que apontaram perda de receita para seus estados já em 2012, segue agora para a Câmara dos Deputados, que poderá votá-la já nesta quinta-feira (20), conforme previsão de acordo de líderes do Congresso.
A matéria foi aprovada com duas importantes mudanças realizadas pelo relator pouco antes da votação. Vital do Rêgo retirou a proposta de redefinição das chamadas linhas geodésicas, responsáveis por definir as áreas de exploração de óleo no mar, o que alteraria a geografia das bacias petrolíferas.
- As linhas são distribuídas equivocadamente e trazem sérios prejuízos ao Paraná e ao Piauí. Mas minhas mudanças trariam problemas para Rio de Janeiro, Espírito Santo e Sergipe. Portanto, tive a humildade de excluir tais modificações do meu parecer - explicou Vital do Rêgo.
Outro ponto retirado do texto diz respeito à possibilidade de a União formar joint ventures com as petroleiras. Vital do Rêgo informou que muitos senadores não entenderam a proposta e por isso ele julgou melhor discutir a iniciativa posteriormente.
- Este ponto precisaria ser mais bem explicado. Muitos não entenderam nosso propósito - informou.

Um comentário:

  1. Neo,,

    Quero dar parabéns a você pela coragem de falar sempre de um tema tão problemático que é a política. É um tema que gera audiência para o blogue, mas também gera injúrias e aborrecimentos. E isso é porque ainda estamos longe da eleição, imagine quando tiver tudo pegando fogo.

    Acho que cada pessoa tem a sua maneira de ver as coisas e em politica a coisa mais normal do mundo é a mudança de apoio e de partido. Nao tem surpresa nisso nao. Quem nunca saiu de um grupo pra ir pra outro??? Quem tá dentro dessa regra não pode ficar falando nos blogues e nas ruas que fulaninho agora nao presta, porque dias atras era bonzinho.

    A mesma coisa se diga dos blogues que ainda é uma novidade em poço branco. Cada blogueiro tem o seu ideal e defende o que acha certo e conveniente pra ele. Se tem um que defende o prefeito, qual o problema de ter outro que só acusa o prefeito??? Não tem nada demais porque este tipo de blogue é pessoal e voltado para pregar uma estratégia politica eleitoral. Só isso.

    Cada blogue escreve o que quer e do jeito que quiser e será o leitor que deve decidir quem fala algo com sentido ou quem só tá querendo ludibriar a cabeça da população que tem acesso a internet. Estou falando da população e não dos parentes e amigos dos políticos que só aceitarão elogios e jamais uma critica ou acusação. O povo inclui todos mais não se pode tirar uma analise correta de alguém que estar muito envolvido no processo politico – como filhos, amigos, irmãos, pais, primos e parentes em geral dos candidatos.

    Notei que existem dois blogues em poço branco que falam 100% de politica e aí é normal que cada um puxe a sua sardinha pro seu lado e queira vender só o seu peixe. Se Gaspar e Leonardo só acusam o prefeito, qual é o problema de Neo e Daniel defender??? Acompanho o blogue de Daniel a muito tempo e ele fala até pouco sobre politica e quando fala não parece fazer ataques a ninguem. Isso nao dar audiencia nesse pais que gosta tanto de baixaria.

    Essa semana falei com Daniel pessoalmente e ele me deu dois motivos para não ter entrado nessa discussão politica antecipada em poço branco. Acho que ele tem razão em não fazer parte disso tudo mais não tiro o merito de Neo, Leonardo e Gaspar preferirem falar apenas de politica ou de politicagem. Se pode ter quem acuse, porque não pode ter quem defenda? Isso também é democracia, ou nao é???

    Parabéns a todos os blogues de poço branco porque cada um tem a sua função social pra cidade. Obrigado pela oportunidade.

    ResponderExcluir

sua opinião.