Poço Branco RN

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pesquisa sem consulta espontânea


Do Blog "poçobranco.blog.com" Matéria que foi o ar Ontem, sobre a pesquisa pra prefeito da nosso município. Volto a comentar em seguida...

*Não tivemos acesso aos números da consulta espontânea 

"Um fato interessante, é que a pesquisa espontânea, em que o entrevistado diz por vontade própria quem seria o candidato de sua preferência, não nos foi repassada. Com isso, nomes além dos três candidatos da pesquisa direcionada poderiam surgir, como os ex-prefeitos Fernando Cândido e João Cruz, e alguns vereadores que podem postular o cargo maior do executivo municipal".

A pesquisa ouviu 92% dos entrevistados na cidade, e apenas 8% nos distritos.
Waldemar ganharia em todos os senários se a eleição fosse hoje.
Prefeito/Estimulado (Cenário 1)
Waldemar de Góis (DEM) – 46,2%
Mauricio Menezes (PMN) – 25,2%
Roberto Lucas (?) – 9%
Nenhum – 8,5%
Não Sabem – 11,1%

E em qual desses nomes você não votaria de forma alguma para prefeito de Poço Branco?
Mauricio Menezes (PMN) – 29,8%
Waldemar de Goís (DEM) – 14,5%
Roberto Lucas (?) – 12,2%
Votaria em qualquer um – 19,8%
Não sabem – 23,7%

Como você avalia a administração do prefeito Mauricio Menezes (PMN)?
Ótima – 6,8%
Boa – 13%
Regular – 34,2%
Ruim – 20,8%
Péssima – 21,8%
Não sabem – 3,4%
Disse muito bem o jovem que publicou a pesquisa, quando se refere a entrevista espontânea, e nem sei porque, não repassaram o conteúdo completo. Não quero com isso, dizer que os dados pesquisados não estejam corretos, nem tão pouco criticar a quem o mandou faze-la. Porem dados incompletos como: a falta dos percentuais separados tanto da cidade como dos Distritos além da espontânea, dificulta o entendimento dos leitores como também de quem gostaria de fazer um análise de como anda a politica no município. Então vejamos: 400 foi o número de entrevistados, e desse número 92% foram entrevistado na cidade, que corresponde a 368 pessoas, e nos distrito apenas 8% que corresponde a 32 entrevistados. Se pegarmos o numero do percentil do cenário da cidade mesmo com um empate de ambas as partes, natural que o percentual dos distritos despontaria vantajosamente a quem estivesse bem sucedido no interior. Como escutaram 32 pessoas em 5 localidades, bastaria um candidato receber 4 entrevistado por setor em seu favor contra os demais, que teria aproximadamente 20 simpatizantes, que corresponde a 64% da pesquisa da zona rural. Porem se alguém leva uma boa vantagem na zona urbana, com aproximadamente 10% que corresponde a 37 dos 368 entrevistados, estaria cobrindo a vantagem do escolhido pela zona rural, pois o número de pessoas entrevistadas são bem maiores em relação as localidades. Devi-se também levar em consideração a espontaneidade, pois em pesquisa ela se torna peça fundamental na segurança, pra quem quer mesmo saber como anda a sua vida pública, pois além do entrevistado escolher por sua espontânea vontade, vem a favorecer a quem melhor mostrou o seu desempenho. Como não existiu a necessidade de registra-la, é normal que apenas sirva como base de reconhecimento, que algo deve mudar. Sobre a rejeição e a avaliação! Prefiro usar a mesma opinião com relação a primeira. Pesquisa para ser bem feita, tem que atender os requisitos como: nome da empresa, percentil distribuído por eleitores de cada secção da zona eleitoral, respeitando o quantitativo e qualitativo da faixa etária dos eleitores e entre outros...Precisamente 21% de vantagem do primeiro pro segundo, é muita coincidência. Isso me fez lembrar da campanha de 2008, quando a pesquisa na reta final mostrava o próprio candidato da oposição com vantagem de aproximadamente 11% sobre o atual prefeito e perdeu a eleição por apenas 46 votos. A bem da verdade a oposição ganhou na Zona Rural e a situação na Zona Urbana, isso nos mostra que deveriam mostrar pelo menos os percentuais da cidade e do interior. Essa é apenas a minha opinião... Se possível mande uma cópia do original pra mim. Vamos em frente.     

2 comentários:

  1. Ola Neo,

    Estava aguardando você comentar a pesquisa, para escrever ao seu blog. De fato, é curioso que a pesquisa espontânea não tenha sido divulgada.
    Mas basta parar para uma rápida análise, a quem interessa que a pesquisa espontânea não seja disseminada?
    A resposta é obvia: a quem contratou a pesquisa.
    Explico porque: É justamente a pesquisa espontânea que vai definir o vice de ambas as chapas, da situação e da oposição. Quem danado quer se comprometer com um vice, faltando um ano inteiro para eleição?

    Segundo soube, existem mais outras 4 pesquisas encomendadas, e acredito que até as convenções, nenhuma dela apresente o resultado espontâneo.
    Parabéns pela análise!

    Att,

    Leonardo Souza
    www.pocobranco.blog.com

    ResponderExcluir
  2. Neo Alves tem rasão,a pesquisa tem que ser divulgada por completa, ninguém sabe do resultado separado da cidade e do interior. Como podemos avaliar.

    Maria de Lourdes
    estudante

    ResponderExcluir

sua opinião.