Poço Branco RN

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Rosalba 10 pontos de vantagem segundo pesquisa do Ibope


As pesquisas eleitorais no Rio Grande do Norte apontam uma situação contraditória. Enquanto a candidata Dilma Rousseff (PT) lidera no Estado com 55% das intenções de votos, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) poderá vencer para o Governo já no primeiro turno, segundo pesquisa Ibope.
Com isso, caso as pesquisas do Ibope se confirmem nas urnas, o Rio Grande do Norte será o único Estado do Nordeste que elegerá um governador de oposição ao Governo Federal. A situação ganha contornos ainda mais acentuados porque no Estado Dilma Rousseff tem, declaradamente, dois candidatos ao governo, o atual chefe do Executivo, Iberê Ferreira (PSB), e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT). No entanto nenhum dos dois decolou no pleito, e somados os votos de todos os concorrentes, Rosalba Ciarlini ainda tem 10 pontos de vantagem, segundo a última pesquisa Ibope, divulgada na última quinta-feira (23).
O principal partido de oposição ao governo Lula, o DEM, também deverá reeleger nas terras potiguares o senador José Agripino Maia, que disputa o primeiro lugar das pesquisas com o senador Garibaldi Filho (PMDB).
Nem mesmo a forte presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenciável Dilma Rousseff conseguiu alavancar as candidaturas ao Senado da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e do ex-vereador Hugo Manso (PT), que aparecem com 37% e 6%, respectivamente, no Ibope. A presidenciável do PT e Lula chegaram a gravar programas exclusivos para Wilma de Faria.